História de Alto Alegre do Pindaré - Ma

          
Praça Padre Andre o coração de Alto Alegre do Pindaré 
Foto:  Lucivane em 1988. 


HISTÓRIA
    Inicialmente essa região era habitada por índios nômades que moraram anteriormente no atual povoado de Bacuri, transferindo-se para onde hoje está a Rua Beira-Rio, depois para onde é hoje o Mercado Municipal. Essas mudanças aconteciam à medida em os moradores iam construindo suas casas próximo as malocas indígenas. Depois de mudarem-se da Praça do Mercado, tornaram rumos desconhecidos.
    O povo de Alto Alegre, como parte do município de Santa Luzia, em fins da década de 50, até meados de 60, abrangia uma extensa área territorial que recebia imigrantes oriundos de outras partes do Estado, do Piauí e Ceará, provocados pela seca e por uma situação econômica adversa e, sobretudo, atraídos pela possibilidade de ocupação de grandes áreas de terras devolutas, as “terras sem dono” existentes na região.
    A ocupação da região do Médio Pindaré resultou na formação do município de Alto Alegre do Pindaré, insere-se no contexto de abertura de “frentes agrícolas” que caracterizou o padrão de ocupação das terras no Maranhão, a partir da década de 50.
    Pode-se afirmar então que o processo de povoamento da região de Alto Alegre do Pindaré deu-se em razão da construção de uma situação de disponibilidade de terras. Este fato possibilitou, de um lado, o surgimento de um núcleo urbano e, através da navegação do rio pindaré  e de seus afluentes, em busca de novas áreas para o plantio. 
    As primeiras pessoas que fixaram residência nas proximidades da Beira-Rio foram os caçadores Francisco Pereira do Nascimento (Nebra), e seus dois filhos: José Gonçalves e João Gonçalves (João de Nebra), que vieram do povoado de São José do Tufi, hoje cidade de Tufilândia. Os aventureiros chegaram ao local em 20 de janeiro de 1959 e encontraram uma cabana de pescador coberto com folhas de anajá, onde pescadores anteriormente se refugiavam quando aqui passavam. Dias depois chegou o Sr. Raimundo Conrado que também fixou residência.  
    Em 1959/1960, registraram-se a chegada de lavradores, primeiramente os homens que depois de fazerem suas roças iam buscar as suas famílias.

    Até 1962 o povoado de Alto Alegre pertencia ao município de Pindaré-Mirim. Com a criação do município de Santa Luzia neste mesmo ano, automaticamente Alto Alegre passou a fazer parte deste, até ano de 1994 quando conquistou sua emancipação política.
             O Maranhão deixa de ser, face a esse novo contexto, a fronteira agrícola da agricultura familiar do arroz, da mandioca, do babaçu, da pesca artesanal e dos pequenos criadores motivou, do início do Século até meados dos anos 70, o deslocamento de grandes massas populacionais, na direção do vale do Pindaré, para tornar-se fronteira econômica do grande capital mundial.
          É nesse contexto mais geral da economia do Estado que se insere o processo de constituição de Alto Alegre do Pindaré. Emancipado do município de Santa Luzia, por foca da Lei 6.167, de 10/11/94, instalada a 01.01.97, limita-se ao Norte com o município de Bom Jardim; a Leste com o município de Tufilândia; o Oeste com o município de Buriticupu e ao Sul com os municípios de Santa Luzia e Buriticupu. Localiza-se na microrregião do Médio Pindaré e seu núcleo urbano de distancia 339Km da capital do Estado, tendo seu território cortado por 92km da Estrada de Ferro Carajás, passando a constituir-se área de influência do extinto projeto Grande Carajás. 
           Sua população atual é de aproximadamente trinta e um mil, vinte e oito habitantes (31.028 habitantes) distribuídos em 241 povoados com uma área territorial em quilômetros quadrados de (1.932km2) IBGE 2010. Possui uma economia possui uma economia de subsistência voltada para agricultura, com plantação de arroz e mandioca e outros.

          Segundo relatos de antigos moradores, ainda residentes aqui no município e em municípios vizinhos, os primeiros chegantes costumavam reunir-se à noite na parte alta da hoje Rua Santa Luzia; em torno de uma fogueira, em meio de longas conversas acompanhadas de aperitivos e muita carne de carne de caça assada, discutiram que nome dar ao povoado. Concluindo que as reuniões se davam sempre numa parte alta e muito animada, deveriam chamar o povoado de Alto Alegre.

    ORIGEM DO NOME

         Há ainda outra versão sobre a origem do nome, porém, não foi confirmada, que seria a seguinte: havia uma roça cuja parte principal ficava no alto da Caixa D’Água e que era muito atacada por aves chamadas Maracanã que faziam grande algazarra, tornando aquele Alto “muito” Alegre quando o bando chegava.

         Anos mais tarde, com o aumento do povoado, já nos anos oitenta, ocorriam freqüentes problemas com as correspondências enviadas para Alto Alegre visto que no Maranhão surgiram outros povoados de idêntico nome, estas acabavam indo parar em um deles. O padre André Angel resolveu o problema ao acrescentar do Pindaré, por achar-se o povoado localizado às margens do Rio Pindaré. Estava resolvido o paradeiro das correspondências, que agora viriam para Alto Alegre do Pindaré. Com a emancipação política, prevaleceu o dito nome.
    ASPECTOS GERAIS DE CLIMA E RELEVO:
         Possui diferentes relevos, mas a predominância é de relevo acidentado sendo possível encontrar várias classes de dolos (principalmente ESPODOSSOLO Vermelho amarelo, LATOSSOLO Amarelo, GLEISSOLO, CAMBISSOLO), uns bons para agricultura, outros nem tanto. Uma temperatura média anual de 26°C, clima megatérmico e sub-úmido. O município apresenta um aspecto hidrográfico bastante diversificado, o rio Pindaré que tem como afluentes o rio Zutiua e o rio Presa de Porco, recebendo ainda as águas do rio Caru, em cuja afluência localiza-se o povoado de Barra do Caru, no município de Bom Jardim. Sobressaem-se, ainda, os lagos "Liros" e "Toro-o-pau" e os igarapés Buritizal, Araparizal, Timbira e Igarapé de Areia. 

     ARREA TERRITORIAL:
        Sua população atual é de aproximadamente trinta e um mil, vinte e oito habitantes (31.028 habitantes) distribuídos em 241 povoados com uma área territorial em quilômetros quadrados  de (1.932km2 ) IBGE 2010.

     LIMITES:
    Norte com o município de Bom Jardim;
    Leste com o município de Tufilândia;
    Oeste com o município de Buriticupu;
    Sul com os municípios de Santa Luzia e Buriticupu.
    HABITANTES:  População em 2010 segundo IBGE 31.028 habitantes.
    DISTANCIA DA CAPITAL: 339Km segundo pesquisa no Google maps.
    MICRORREGIÃO: do Pindaré.
    MESORREGIÃO: do Oeste Maranhense.




    Conteúdo retirado da:
    Revista Leia Hoje
    Av. Castelo Branco, 605 – Ed. Cidade de São Luis
    Sala 400-A – S. Francisco – São Luis – MA – CEP: 65.076-090
    E-mail: leiahoje@hcg.com.br 

    Copyright 2009 Simplex Celebs All rights reserved Designed by SimplexDesign